Sumário
Quando pensamos em doenças que mais matam, automaticamente associamos ao câncer, mas, na verdade, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo e no Brasil.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC), as doenças cardíacas atingem cerca de 30% da população, o que acende um alerta importante para os riscos que são causadores dessas doenças.
Entre as doenças cardiovasculares mais comuns estão pressão alta, infarto, doenças arterial periférica, entre muitas outras.
Pensando nisso, é importante manter atitudes que previnam qualquer tipo de complicação relacionada ao seu coração, sendo as principais delas: manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas com frequência.
Para saber mais como proteger o seu coração de maneira simples e fácil no dia a dia, confira o conteúdo exclusivo a seguir.
O funcionamento do coração
O coração é um órgão vital para a sobrevivência humana. Ele é responsável por bombear o sangue oxigenado para cada parte do nosso corpo.
Quando o coração é afetado por alguma enfermidade, seja ela congênita ou adquirida ao longo da vida, esse bom funcionamento é prejudicado, o que acaba trazendo consequências para todas as outras partes do corpo.
Por isso, é muito importante ficar atento às doenças cardíacas e os sintomas que elas podem manifestar.
Para você estar sempre alerta, trouxemos alguns sintomas que podem indicar algum problema no seu coração.
Quais sintomas que indicam problemas relacionados ao coração?
Problemas cardíacos podem ser silenciosos, ou seja, só aparecem os sintomas quando o estágio da doença já está mais avançado.
Por isso, é importante fazer um acompanhamento médico regular, bem como exames de rotina.
Confira alguns dos sinais que podem ser alarmantes:
- Dor ou inchaço no pescoço;
- Dor no peito;
- Falta de ar;
- Mal estar e tontura;
- Enjoo e cansaço;
- Pés e mãos frios;
- Tosse.
Vale lembrar que esses sintomas podem ser sinais de outras doenças também. Por isso, se você apresenta algum deles de forma isolada, é necessário verificar o que está causando. Isso não quer dizer que você tem um problema cardíaco.
Por outro lado, caso apresente dois ou mais sintomas dos descritos acima, procure um cardiologista, médico especialista em coração.
8 dicas para proteger seu coração
O principal jeito de proteger o seu coração é prevenir doenças cardíacas ou outras doenças. Essa também é uma forma de manter o seu organismo sempre saudável.
Como mencionamos anteriormente, manter hábitos saudáveis é a chave para quem deseja ter um coração saudável, livre de enfermidades.
Por isso, para te ajudar de forma mais clara e objetiva, selecionamos as 8 dicas principais para você manter a saúde do seu coração em dia. Veja:
1) Reduza a ingestão de alimentos gordurosos e com muito sal
Quando falamos que é indicado evitar a ingestão de alimentos gordurosos e o sal em excesso, queremos dizer que são os principais fatores de risco ao coração.
Mas, vale ressaltar que não são os únicos alimentos que causam problemas para a saúde.
O ideal é manter uma dieta saudável, que contenha todos os nutrientes, proteínas e carboidratos que nosso corpo precisa.
Legumes, vegetais e frutas são importantes alimentos de prevenção às doenças cardíacas, principalmente por ajudar a fortalecer seu sistema imunológico.
2) Cuide do seu peso
Manter um excesso de peso é prejudicial para todas as pessoas, e é um dos motivos que acarretam diversos problemas de saúde, não só os cardíacos.
Mas, quando se trata do coração, o excesso de peso tende a causar uma sobrecarga ao órgão, fazendo com que ele trabalhe mais do que a sua capacidade.
Pensa que quanto mais pesado, mas ele vai ter que trabalhar e, com isso, maior a chance de ter algum problema, principalmente para bombear o sangue para o funcionamento geral do corpo.
3) Não exagere no álcool
O consumo alcoólico de maneira esporádica e consciente pode não ser tão prejudicial à saúde do seu coração. O que ocasiona as doenças cardíacas é o excesso.
Isso quer dizer que beber uma taça de vinho não irá te fazer mal, por outro lado, se você ingerir 10 taças, sim.
O consumo excessivo de álcool pode causar sérias lesões no coração e doenças como hipertensão, arritmias e cardiomiopatia.
4) Evite o tabagismo
Quando falamos em cigarro, logo lembramos dos problemas relacionados ao pulmão, mas o que muita gente não sabe é que o tabagismo é o principal risco para saúde do coração.
Isso porque ele afeta diretamente o endotélio e a produção de óxido nítrico, que ajuda a acumular gordura no órgão, podendo entupir as artérias.
Além disso, o cigarro também prejudica o bombeamento do sangue, que falamos logo no início deste conteúdo, porque ele interfere na contração e relaxamento das artérias.
5) Evite o estresse excessivo
Atualmente, todos nós temos uma rotina pesada, cansativa e estressante, não é mesmo?
Mas, o estresse crônico, ou seja, aquele estresse que não passa nem em momentos relaxantes, é extremamente prejudicial a sua saúde.
Casos severos de estresse podem causar infarto! Aproximadamente 15% dos casos de infarto são causados por uma situação de estresse repentino e muito forte.
Por isso, tente manter sempre a calma e controle emocional. Atividades físicas e meditação, por exemplo, podem ajudar nessa questão.
6) Durma bem
Dormir bem é uma forma de proteger não só o seu coração, mas também todo o seu corpo.
O sono é o momento onde o corpo restaura as principais funções do organismo, que incluem o crescimento muscular e a produção de proteínas.
Além disso, esse é o momento de repor as energias e regular o metabolismo, garantindo uma saúde excelente na parte física e mental.
7) Controle a sua pressão arterial
A hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta, evita muitos tipos de doenças - e não somente as cardíacas.
Os órgãos que podem ser afetados pela doença são: coração, rins, cérebro e retina.
Controlar a pressão arterial pode evitar: infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), cegueira e alterações vasculares em outros órgãos do corpo.
Para isso, dicas já citadas, como controlar o peso, fazer atividade física e reduzir o consumo de sal, podem contribuir para manter a sua pressão sempre sob controle.
8) Consulte um médico regularmente para fazer um check-up
Manter as consultas regulares ao médico, não só ao cardiologista, é a principal recomendação de dicas para se prevenir dessas e mais doenças.
Conforme falamos acima, nem sempre as doenças podem demonstrar sintomas, por isso, não é preciso estar doente para ir ao consultório médico uma vez ao ano e realizar exames preventivos.
Essas medidas, quando combinadas com as dicas anteriores, são suficientes para evitar o surgimento ou agravamento de doenças.
Agora que você já sabe como cuidar bem do seu coração, que tal compartilhar esse texto com os seus amigos e familiares? Essa é uma forma de demonstrar o seu carinho e cuidado!