MAPA: o que é, como é feito, preparo, tempo de procedimento e indicação

Data de Publicação: 28/09/2022

O MAPA é o exame que consiste em medir a pressão arterial regularmente por 24 horas, por meio de um aparelho que fica acoplado ao braço do paciente.

Esse exame tem o propósito de confirmar ou descartar uma possível hipotensão ou hipertensão arterial, que pode variar muito de caso para caso. Ele é solicitado por um cardiologista.

É por meio da leitura e interpretação correta do MAPA que o profissional pode diagnosticar uma possível alteração na pressão arterial do paciente.

Os valores de referência são:

• Média das 24 horas – ≥ 130/80
  • PA em vigília – ≥ 135/85
  • PA durante o sono – ≥ 120/70.

Mas, lembre-se de consultar o médico responsável pelo seu caso para confirmar o seu diagnóstico.

Para saber mais sobre o MAPA, confira o conteúdo exclusivo que preparamos a seguir.

O que é MAPA?

O MAPA - Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial -  é um exame de monitoramento automático que tem o objetivo de aferir a pressão arterial por 24 horas ininterruptas, enquanto o paciente segue sua rotina como é normalmente.

Trata-se de um exame de rotina, no qual é colocado um aparelho que vai monitorar a pressão arterial do paciente com o intuito de identificar alguma alteração ou oscilação e uma possível hipertensão.

O MAPA é um exame tranquilo, constante e completamente indolor. Ele é diferente do exame Holter, apesar de serem confundidos frequentemente por causa da maneira como são feitos.

Enquanto o MAPA verifica a pressão arterial, o Holter, por sua vez, é um exame que diagnostica doenças do coração, como arritmia, por exemplo.

Como é feito o MAPA?

O MAPA faz o monitoramento da pressão arterial do paciente por 24 horas de 20 em 20 minutos por meio de um aparelho que vai medir a oscilação da pressão.

Esse aparelho eletrônico vai ligado a um tubo de plástico até o braço e fica ligado a um manguito.

O braço escolhido é sempre aquele que é menos usado para que não atrapalhe a vida diária do paciente pelas 24 horas que o exame é feito.

O paciente recebe um bloco de anotações para que sejam descritos alguns aspectos importantes da sua rotina, como horário que foi dormir, hora em que acordou, comeu e como se sentiu em determinadas situações.

Além disso, o monitor em que é feito o exame já possui a função de elaborar um gráfico com dados da pressão depois de 24 horas do início do exame.

Quando o procedimento é finalizado, o médico responsável consegue acessar esse gráfico e, comparando com as anotações feitas pelo paciente, o cardiologista pode dar o diagnóstico necessário.

Quais são os preparos para a realização do MAPA?

O MAPA é um exame simples.

Apesar de ser considerado demorado, não precisa de grandes preparos ou recomendações pré-exame. Veja abaixo as principais:

• Marcar o exame com antecedência;
  • Evitar prática de exercícios físicos horas antes e durante o exame;
  • Não tomar banho no período de 24 horas de realização do procedimento;
  • Informar ao cardiologista os remédios que toma regularmente.

O exame é indolor, porém pode gerar alguns incômodos, como na hora de dormir e durante a execução de algumas tarefas, devido ao manguito no braço.

Quanto tempo dura o exame MAPA?

Como mencionamos anteriormente, o exame tem duração de 24 horas.

Para iniciar a sua realização, o paciente precisa ir ao hospital para colocar o aparelho e, depois, deve devolver para pegar os resultados.

É um exame seguro e, mesmo que o paciente fique 24 horas com o aparelho, não há grandes impactos em sua rotina.

Quando o MAPA é indicado?

O MAPA é indicado quando o paciente possui sintomas de doenças relacionadas à variação de pressão, seja quando é maior ou menor do que o ideal.

Além disso, o procedimento pode ser indicado para pacientes que possuem uma oscilação na pressão durante o dia, com isso, quando medida de 20 em 20 minutos, o cardiologista consegue ter uma ideia geral da pressão arterial do paciente.

O MAPA também é usado para acompanhar os efeitos dos medicamentos usados para controlar a pressão e a evolução dos tratamentos para doenças cardíacas.

Você já realizou o MAPA ou conhece alguém que irá realizar? Então, encaminhe esse texto para ela!

Para saber mais sobre exames cardiológicos, tratamentos e doenças do coração, acesse o nosso blog.

28/09/2022