Raio-X de tórax: o que é, como é feito, preparo, tempo de procedimento e indicação

Data de Publicação: 16/11/2022

O raio-x de tórax é um exame comum de radiografia que é usado para conseguir imagens da parte torácica, considerando toda a caixa torácica, imagens do coração e pulmão.

O exame de raio-x pode ser muito conhecido e utilizado para identificar lesões nos ossos, manchas no pulmão e até mesmo um câncer.

Além disso, o raio-x comum ou específico do tórax, também é popularmente comum por sua acessibilidade, já que é um equipamento indispensável em um hospital.

Principalmente em situações de emergência, o raio-x é muito utilizado, pois ele ajuda o profissional a ter dimensão das lesões do paciente e possui um resultado rápido.

Para saber mais sobre o raio-x de tórax, confira o conteúdo exclusivo que preparamos para você!

O que é raio-x de tórax?

O raio-x de tórax é um exame inicial para identificação de um problema, no qual é utilizado radiação ionizante para conseguir imagens estruturais do nosso corpo.

Por meio deste exame, é possível diagnosticar ou acompanhar algumas doenças patológicas, lesões na região do tórax - considerando toda a caixa torácica - e obter imagens do coração e do pulmão.

Selecionamos algumas das principais doenças que podem ser diagnosticadas com o uso do raio-x de tórax. Confira:

• Pneumonia;
  • Cardiomegalia - também conhecido como coração grande;
  • Tuberculose;
  • Derrame pleural;
  • Pneumotórax;
  • Câncer de pulmão.

Diferente de outros exames que citamos em nosso blog, o raio-x de tórax, apesar de pedido por um cardiologista normalmente, não é ele quem o realiza.

Os profissionais que operam essa máquina são chamados de radiólogos, com especialização em radiologia.

Como é feito o raio-x de tórax?

Como mencionamos no tópico anterior, o raio-x de tórax é realizado por um profissional especializado na área.

O exame pode ser feito tanto em pé quanto deitado, desde que o paciente esteja posicionado dentro do quadro de atuação do exame e completamente imóvel.

A partir desse momento, é emitida a radiação ionizante e são produzidas as imagens. Ao fim do exame, o radiologista checa se os resultados estão dentro do esperado, com visibilidade ideal para o diagnóstico do cardiologista.

Qual o preparo para um raio-x de tórax?

Na grande maioria das vezes, não há muito preparo para esse exame.

O que é necessário, porém, é:

• Retirar acessórios e roupas com metal;
  • Em alguns casos, retirar a camiseta, para que não haja interferência no resultado.

Vale ressaltar que esse é um exame radioativo, não sendo recomendado fazê-lo com uma janela de tempo próxima ou em gestantes.

Raio-x de tórax: quanto tempo dura o exame?

O raio-x de tórax é bem rápido e efetivo.

A sua duração costuma ser de 5 a 10 minutos, dependendo da qualidade das primeiras imagens.

Caso o radiologista ache necessário, é preciso refazer o exame até que as imagens tenham a qualidade esperada para análise do cardiologista.

Quando é indicado o raio-x de tórax?

As principais indicações para a realização do raio-x de tórax é quando o paciente apresenta alguns sintomas de doenças cardiológicas ou pulmonares.

Os principais sinais são: falta de ar, dor no peito e tosse.

Além disso, como mencionamos anteriormente, há a possibilidade de diagnosticar alguns tipos de doenças, como:

• Diagnóstico de enfisema pulmonar;
  • Investigar fraturas ósseas;
  • Diagnóstico de edema agudo de pulmão;
  • Dilatação do coração;
  • Pneumonia.

Lembre-se sempre que essas são informações gerais. O seu médico poderá solicitar o raio-x de tórax para investigar outros tipos de doenças ou condições. A necessidade será avaliada de acordo com a condição de cada paciente.

Raio-x de tórax: há algum risco para saúde?

Muitas pessoas podem ficar preocupadas por causa da exposição à radiação.

De fato, não há como evitar essa exposição durante a realização do raio-x de tórax. Porém, por ser em quantidades pequenas e de maneira esporádica, não há nenhum risco para a saúde do paciente - desde que não seja gestante.

16/11/2022