Conheça a doença coronária e como ela atinge o corpo humano

Data de Publicação: 05/10/2022

A doença coronária, também conhecida como DAC, atinge a região cardiovascular do organismo, ou seja, é uma doença cardíaca que impacta no coração e nos vasos sanguíneos.

Você sabia que essa doença é o tipo de enfermidade que mais causa mortes no Brasil? Isso acontece porque, assim como outras doenças cardiovasculares, ela é silenciosa e avança de maneira rápida.

Portanto, preparamos um conteúdo que vai te mostrar em detalhes quais são os perigos dessa doença e como ela atinge o corpo.

Confira a seguir.

Entenda o que é a doença coronária

A doença coronária é conhecida como DAC, ou seja, doença arterial coronária. Isso significa que ela atinge particularmente as artérias da região cardíaca do corpo.

Essas artérias são atingidas quando há um acúmulo exagerado de gordura nessas regiões. Com isso, elas não conseguem levar o sangue e seus nutrientes para todas as outras partes do corpo.

Isso quer dizer que a doença coronária pode gerar problemas não somente no coração, mas em todo o organismo do paciente. Quando não cuidada, essa má irrigação vai piorando com o passar do tempo, e podendo causar um ataque cardíaco, AVC e insuficiência cardíaca.

O que causa a doença coronária?

Como vimos no tópico anterior, o que causa essas obstruções são justamente o acúmulo de gordura nas artérias. Essas placas, por sua vez, vão impedindo a passagem corretamente do sangue.

As gorduras que ficam acumuladas nas artérias, tem em sua composição colesterol, cálcio e outras substâncias que podem ser encontradas no seu sangue.

Muitas vezes, não é somente uma artéria que fica obstruída. Pode acontecer de muitas delas estarem atingidas por esse problema.

Essa obstrução pode ocorrer de forma súbita ou contínua. Ou seja, de uma hora para a outra a artéria do paciente pode ficar obstruída ou, por causa de maus hábitos, ela vai se obstruindo com o tempo.

Conheça os sintomas da doença coronária

Conforme falamos no início do texto, a doença coronária é silenciosa e avança rapidamente. Por isso, quando começam a aparecer os sintomas, é um sinal de que o caso pode estar avançado.

O principal sintoma da doença coronária é a dor no peito. Ela acontece por causa da grande pressão que o sangue exerce nas artérias. Essa pressão se dá, por sua vez, pela falta de espaço para a circulação.

Quando a doença não é investigada e tratada, com o tempo, essa dor vai aumentando e pode se irradiar para outras regiões do corpo, principalmente as próximas ao peito.

Além da dor no peito, outros sintomas comuns da doença coronária são:

• Falta de ar;
  • Inchaço nos pés;
  • Fadiga extrema em situações de esforço;
  • Dores no seio, no caso das mulheres;
  • Tonturas;
  • Náuseas;
  • Sensação de pressão no tórax.

O que pode desencadear a doença coronária?

O primeiro fator que pode ajudar no desenvolvimento da doença coronária é a má alimentação. Isso porque a alimentação está diretamente ligada à produção e acúmulo de gorduras que ficam armazenadas em nosso corpo.

Caso o paciente tenha uma alimentação rica em gordura ou colesterol, pode acabar ajudando nesse acúmulo exagerado de gordura e, consequentemente, desenvolver a doença coronária.

Além da alimentação, o estresse é um problema que também pode gerar esse tipo de doença.

Isso acontece porque, quando estamos estressados, o nosso corpo se desequilibra. Como uma forma de defesa, o corpo libera hormônios como a adrenalina e a noradrenalina, que causam a redução do calibre dos vasos sanguíneos.

Dessa forma, pacientes que sofrem com o estresse crônico, são mais suscetíveis a desenvolverem a doença coronária.

A doença coronária também pode ter como causa a história familiar, esse risco existe quando algum familiar de primeiro grau (pais e irmãos) apresentou a doença coronária antes dos 55 anos em homens e 65 anos em mulheres.

Por fim, outro fator que causa a doença coronária é o sedentarismo. A falta de práticas esportivas ou exercícios diários pode ajudar no acúmulo da placa de gordura nas artérias cardíacas, já que elas não são dissolvidas.

Tratamento para a doença coronária

Existem diferentes opções e possibilidades de tratamentos, que podem ser usadas de acordo com o grau da doença no paciente e a avaliação médica.

Em casos mais simples e menos graves, o tratamento com remédios e mudança do estilo de vida do paciente é o melhor caminho para seguir.

Há, também, a possibilidade da realização de procedimentos minimamente invasivos.

Um exemplo disso é a angioplastia coronária com balão ou stent, que busca restaurar o fluxo sanguíneo. No entanto, a solução não ocorre em todos os pacientes.

Em casos mais graves, o médico pode indicar a realização de um procedimento cirúrgico (colocação do enxerto da artéria mamária interna, enxerto da artéria radial ou enxerto de veia safena).

Agora que você sabe mais sobre a doença coronária, que tal compartilhar esse conteúdo com os seus amigos e familiares para que eles possam se prevenir também?

Aproveite para saber mais sobre doenças e procedimentos cardíacos em nosso blog!

05/10/2022