Doença valvar: o que é, tratamentos e sintomas

Data de Publicação: 02/11/2022

A doença valvar acontece quando as valvas do coração se deterioram e perdem a sua função, trazendo problemas com a passagem normal do fluxo sanguíneo.

Em alguns casos, as valvas atingidas podem devolver o fluxo de sangue para a câmara cardíaca, causando uma sobrecarga para o órgão.

Para saber mais sobre a doença valvar, os seus tratamentos e sintomas, confira o nosso conteúdo exclusivo.

O que é a doença valvar?

Para entender melhor a doença valvar, é importante saber como funciona o coração humano. Esse órgão é dividido em duas metades: direita e esquerda. Cada uma delas possui mais duas cavidades, os átrios e os ventrículos.

O processo de bombeamento de sangue para o corpo, envolve a passagem do fluido por essas quatro cavidades. O sangue chega pelos átrios e é expelido pelos ventrículos.

As válvulas cardíacas, por sua vez, são estruturas que ajudam que o sangue siga apenas na direção correta, ou seja, o que deve entrar no coração e o que deve sair.

Ao todo, possuímos quatro válvulas no coração: aórtica, mitral, pulmonar e tricúspide.

No entanto, quando uma deficiência ou anomalia atrapalha esse caminho sanguíneo, acontece a doença valvar. Podemos separá-las em dois tipos principais:

• Válvulas estreitadas ou estenoses, que impedem o fluxo de sangue normal;
  • Válvulas insuficientes ou regurgitantes, quando não fecham corretamente e permitem que o sangue faça o caminho contrário do que deve.

Em alguns casos, o paciente pode apresentar esses dois tipos de doença valvar em conjunto.

O que causa a doença valvar?

As causas da doença valvar podem ser divididas de duas maneiras.

Nos casos de estreitamento da válvula, as causas podem ser:

• Anomalias congênitas, ou seja, quando o paciente já nasce com alguma malformação;
  • Aterosclerose, ou seja, estreitamento das artérias por causa da formação de placas de gordura;
  • Consequências da doença reumática, doença que acomete juntas, cartilagens, ossos, músculos e tendões;
  • No caso dos idosos, pode ocorrer a calcificação dos folhetos das válvulas.

Já para os casos de insuficiências das válvulas, ou seja, quando elas não funcionam como deveriam, as causas podem ser:

• Infecção bacteriana ou inflamação;
  • Frouxidão excessiva da válvula;
  • Dilatação do ventrículo esquerdo ou direito;
  • Saída da artéria.

Sintomas da doença valvar

Em alguns pacientes, a doença valvar não apresenta nenhum tipo de sintoma - mesmo em casos graves.

Porém, em outros casos, os sinais comuns de doença valvar são:

• Tonturas;
  • Desmaios causados por excesso de esforço;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Sensação de peito apertado.

Como é feito o diagnóstico da doença valvar?

O diagnóstico começa com uma consulta médica.

Para fazer uma avaliação inicial, o profissional começará com uma série de perguntas, de modo a entender o histórico médico e sintomas relatados pelo paciente. Além disso, ele fará um exame físico para auscultar o coração e entender melhor o cenário.

Quando há suspeita de doença valvar, alguns outros exames adicionais podem ser solicitados. Entre eles, estão:

Ecocardiografia

Esse exame tem o objetivo de analisar a capacidade de bombeamento de sangue do coração, seja ele fraco ou forte. Além disso, pode dar a causa exata da doença valvar com uma medida exata do grau de insuficiência da região.

É um exame no qual o médico consegue ter uma imagem clara do coração por meio da introdução de um tubo de fibra óptica na boca do paciente.

Cateterismo cardíaco

O cateterismo cardíaco é feito com a inserção de um cateter em uma artéria do paciente, que segue até o coração.

Dessa forma, o profissional consegue verificar de forma detalhada por dentro dos vasos do coração, entendendo o que está causando a doença valvar.

Conheça os tratamentos para a doença valvar

Existem diversos tratamentos para a doença valvar. Entre eles, podemos citar o uso de medicação, realização de procedimentos minimamente invasivos ou a realização de cirurgias.

Medicação

O uso da medicação pode acontecer para tratar os sintomas apresentados pelo paciente ou de forma preventiva, ou seja, para evitar que a válvula continue se deteriorando.

Caso o paciente passe por algum procedimento para reparo da válvula, os medicamentos podem ser interrompidos. Há, também, a possibilidade de o paciente tomar a medicação continuamente.

Procedimentos minimamente invasivos

Os procedimentos minimamente invasivos envolvem reparar a válvula cardíaca que está com problema sem a necessidade de uma cirurgia de peito aberto.

Cirurgia cardíaca

Em alguns outros casos, é necessária a substituição da válvula por completo. Diante desse cenário, é necessário realizar uma cirurgia tradicional para tirar a válvula com problema e substituir por outra funcional.

A decisão de cada tipo de tratamento é feita pelo médico responsável, que irá avaliar a figura geral do caso e considerar variáveis, como a condição de saúde do paciente, o nível de funcionalidade da válvula, os sintomas apresentados e a eficácia de tratamentos anteriores.

E você? Já conhecia a doença valvar? Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com os seus amigos e familiares.

02/11/2022