Saiba mais sobre a dislipidemia e como prevenir

Data de Publicação: 21/09/2022

A dislipidemia é uma doença caracterizada pela elevada concentração de lipídios na corrente sanguínea. Esses lipídios, por sua vez, são gorduras que, quando acumuladas, podem trazer obstrução nos vasos sanguíneos.

Assim como outras doenças relacionadas aos vasos e artérias, ela é totalmente silenciosa no início, ou seja, não mostra os seus sintomas para o paciente, o que a deixa ainda mais perigosa.

Isso porque, quando os sinais aparecem, ela pode estar em níveis elevados, trazendo consequências sérias para a saúde do paciente.

Para saber mais sobre a dislipidemia, confira o conteúdo inédito a seguir.

O que é dislipidemia?

Conforme falamos anteriormente, essa doença é caracterizada pelo acúmulo de gordura no sangue.

Quando os níveis de gordura ficam muito elevados no sangue, geralmente se formam placas de gordura que ficam dentro das artérias do nosso corpo.

Essas placas podem atrapalhar o fluxo sanguíneo do organismo e, consequentemente, gerar uma obstrução das artérias.

A obstrução das artérias, por sua vez, pode causar AVCs, hipertensão, insuficiência cardíaca, entre outros.

O que causa a dislipidemia?

Podemos dividir as causas da dislipidemia de duas formas.

A primeira delas, também conhecida como primária, é o fator hereditário. Ou seja, caso o paciente tenha algum familiar que já teve ou tem essa doença, ele acaba ficando mais suscetível a ela.

Nesse caso, é bem importante o acompanhamento médico regular, a fim de evitar a doença ou tratá-la logo no início.

A causa secundária da dislipidemia é devido à doenças prévias, como diabetes, obesidade, hipotireoidismo, insuficiência renal, entre outras.

Além disso, dentro do âmbito secundário, a dislipidemia pode ser causada pelo uso de medicações, como anticoncepcionais, diuréticos em doses elevadas, remédios para acne, entre outros.

Em qualquer um dos cenários, é importante manter um estilo de vida saudável, já que a má alimentação, consumo excessivo de álcool e do tabaco são desencadeadores da doença.

Quais são os sintomas da doença?

Conforme falamos no início do texto, a dislipidemia é uma doença silenciosa e que não irá apresentar sintomas.

Geralmente, ela é descoberta quando outras doenças começam a surgir, como a obesidade ou a diabetes.

Além disso, outro sinal de dislipidemia acontece quando o paciente apresenta níveis elevados de triglicérides e colesterol LDL, ou seja, o colesterol ruim.

Por isso é muito importante manter os exames rotineiros e uma rotina saudável. Somente assim você vai conseguir identificar a doença antes que ela esteja em um estágio muito avançado.

Saiba como prevenir a dislipidemia

Para que você possa evitar essa doença, é importante ter um bom controle do aumento do colesterol no seu corpo. Portanto, ter uma rotina saudável é a principal ferramenta para evitar esse quadro de saúde.

Sendo assim, veja alguns hábitos que você pode ter para evitar a dislipidemia:

• Evite alimentos açucarados ou açúcar refinado em grande quantidade;
  • Controle a ingestão de alimentos fritos;
  • Não fume;
  • Coma regularmente cereais integrais, vegetais, frutas e outros alimentos ricos em fibras;
  • Evite pratos prontos e congelados;
  • Pratique exercícios físicos regularmente;
  • Evite consumo de bebidas alcoólicas em excesso.

Conheça os riscos da dislipidemia

Justamente por ser uma doença silenciosa, a dislipidemia pode avançar muito rapidamente, caso o paciente não tenha nenhum controle com um médico.

Nesses casos, a dislipidemia pode trazer complicações graves, como a pancreatite aguda. Quando esse quadro avança muito, é bem difícil de reverter sem usar medicamentos e tratamentos ao longo do tempo.

Além disso, pacientes com a dislipidemia descontrolada podem sofrer de aterosclerose coronariana, que é o acúmulo de gorduras nas artérias. Nesses casos, conforme falamos acima, o paciente pode sofrer infartos, derrames e, em casos mais graves, até morte súbita.

Por isso, é fundamental o acompanhamento médico com um profissional de confiança!

Se você quer saber mais sobre doenças e procedimentos cardíacos, confira o nosso blog! E não se esqueça de enviar esse texto para um amigo ou familiar que tenha o colesterol elevado.

21/09/2022