Pós-operatório de cirurgia cardíaca: principais dúvidas

Data de Publicação: 23/11/2022

O pós-operatório de cirurgia cardíaca se resume a repouso, boa alimentação e caminhadas leves após 48 horas.

Mas, esse é um universo que vai muito além dessas informações iniciais, pois há uma infinidade de cirurgias cardíacas existentes, como Revascularização do Miocárdio, Correção de Doenças Valvares, Correção de Doenças da Artéria Aorta, Correção de Cardiopatias Congênitas e o transporte cardíaco.

Por conta disso, é muito comum que pacientes fiquem em dúvida quanto ao pós-operatório de cirurgia cardíaca e, pensando nisso, reunimos as principais dúvidas para facilitar a sua recuperação nessa fase.

Lembrando que as informações presentes nesta publicação não substituem as informações e orientações do seu médico. Confira!

Quais cuidados tenho que tomar no pós-operatório de cirurgia cardíaca?

Cada cirurgia cardíaca tem seus cuidados específicos, assim como outros procedimentos, pois existem alguns fatores de alteração. O principal fator que pode influenciar é se a cirurgia foi minimamente invasiva ou tradicional, com peito aberto.

Mas, ainda sim, há alguns cuidados que são comuns aos dois tipos. Sendo eles:

• Trocar o curativo da cirurgia após o banho. Geralmente feito pela equipe do hospital;
  • Repousar;
  • Manter uma boa alimentação;
  • Em casa, utilizar sabonete neutro e secar bem a região da cirurgia;
  • Evitar esforços físicos, como pegar pesos e praticar exercícios físicos;
  • Não consumir bebida alcoólica;
  • Não fumar;
  • Realizar caminhadas leves para diminuir o inchaço das pernas e melhorar o condicionamento físico;
  • Não praticar atividades sexuais, devido às alterações cardíacas;
  • Não passar longos períodos sentados;
  • Colocar os pés para cima para evitar inchaços.

Ainda que siga todas as dicas acima, mas surja complicações no pós-operatório, um médico deverá ser consultado imediatamente.

As complicações mais comuns são:

• Febre  acima de 38ºC;
  • Dores no peito;
  • Falta de ar;
  • Vermelhidão ou pus no local da incisão, pois isso pode ser um sinal de infecção ou anormalidade no processo de recuperação.

Com o avanço da tecnologia, a cirurgia cardíaca pode ser feita em qualquer idade, mas as recomendações de pós-operatório cardíaco podem alterar de caso para caso.

O pós-operatório é dolorido? Por que há inchaço nas pernas?

É natural que a região da incisão fique sensível e dolorida quando é utilizado o método de peito aberto, mas é de extrema importância que o paciente sinalize qualquer tipo de dor moderada ou intensa.

A partir deste relato, será feita uma avaliação para garantir que o órgão esteja sem nenhum tipo de infecção e funcionando da maneira correta.

Para essa parte do processo, a fisioterapia respiratória e motora é ideal, assim como o uso de analgésicos.

Outro fator bem comum no pós-operatório de uma cirurgia do coração, principalmente no procedimento de revascularização miocárdica com veia safena, é o inchaço nas pernas.

Isso acontece pois há a manipulação dos vasos linfáticos, mas é facilmente resolvido com caminhadas leves e a elevação das pernas.

Dormir de lado: por que há essa restrição após realização cardíaca?

Quando a cirurgia é feita de maneira tradicional, ou seja, com o peito aberto, é necessário utilizar fios de aço para fechar e, com isso, é recomendado que o paciente durma por 2 meses de barriga para cima.

Esse é o tempo considerado ideal para que haja uma recuperação completa do crescimento do calo ósseo, ou seja, a reconstrução do osso onde houve o procedimento. Ao dormir de lado, o paciente pode sentir dor e desconforto devido a uma cavalgadura do osso.

Em quanto tempo pode realizar atividade física, subir escadas e limpar a casa?

Para atividades comuns do dia a dia, como subir escada e caminhar, pode ser logo após a alta do hospital.

As que exigem maior esforço como limpar a casa, lavar roupa, passar roupa entre outras, é necessário um intervalo de 30 dias, após a alta.

Já em relação a praticar exercícios físicos e esporte no geral, o recomendado é que seja uma volta gradual e só após os 2 meses.

Ainda sim recomendamos sempre consultar seu cardiologista, pois ele tem todos os detalhes e nuances do seu caso e poderá indicar as melhores orientações específicas para você.

Quais são os riscos no pós-operatório de cirurgia cardíaca?

De acordo com o Governo Brasileiro, as principais complicações no pós-operatório de cirurgia cardíaca são hemorragia, hematoma, edema, infecção e deiscência de sutura.

Ainda que haja essas hipóteses, há todo um trabalho preventivo para que elas não aconteçam, principalmente no monitoramento constante dos pacientes nas primeiras 48 horas após a cirurgia.

Em casos de complicações respiratórias, como derrame pleural e atelectasia, a fisioterapia respiratória é iniciada o quanto antes para evitar piora ou reverter esses tipos de problemas.

Ressaltamos, novamente, que essas são dúvidas comuns de nossos pacientes, mas que essas informações não excluem as orientações específicas do seu médico.

O cardiologista responsável por cada caso, estuda e compreende as variações dos pacientes, sendo ele o mais qualificado para passar as informações necessárias de pré, durante e pós-operatório.

Gostou do conteúdo? Caso tenha alguma dúvida que surgiu sobre pós-operatório ou cardiologia em geral, deixe nos comentários!

Doris
23/11/2022