Tratamento de válvulas por cateter (TAVI)

O tratamento de válvulas por cateter (TAVI) consiste na inserção de uma nova válvula no coração sobre uma válvula doente. O procedimento traz muitos benefícios aos pacientes, como alívio dos sintomas e retorno da qualidade de vida. Saiba como funciona!

O tratamento de válvulas por cateter (TAVI) consiste em um procedimento realizado para a abordagem da estenose aórtica, doença degenerativa causada pela calcificação da válvula aórtica, estrutura que controla a saída do sangue do coração para o corpo por meio da artéria aorta, principal e maior artéria do corpo.

Assim, quando disfuncional, o coração precisa se esforçar mais para ejetar o sangue para o corpo, o que acaba o sobrecarregando e enfraquecendo, sendo necessária uma abordagem cirúrgica para controle. É aí que entra o tratamento de válvulas por cateter (TAVI), que foi desenvolvido como uma técnica menos invasiva para o tratamento da estenose aórtica.

Conheça com mais detalhes como funciona esse procedimento, quando é indicado e quais os cuidados que se deve ter no pós-operatório! Leia a seguir.

O tratamento de válvulas por cateter (TAVI) é uma forma menos invasiva para o tratamento da estenose aórtica. Esse procedimento foi desenvolvido inicialmente para pacientes com alto risco para a cirurgia convencional, em que há necessidade de abertura do tórax e a parada do coração com auxílio de máquinas.

Porém, devido a sua segurança e resolutividade, o tratamento de válvulas por cateter (TAVI) também tem sido indicado para pacientes com risco baixo e intermediário para a cirurgia convencional.

Doenças indicadas

O tratamento de válvulas por cateter (TAVI) é indicado principalmente para o controle da estenose da valva aórtica, que consiste em uma doença degenerativa causada pela calcificação da válvula aórtica, estrutura que controla a saída do sangue do coração para o corpo por meio da artéria aorta, principal e maior artéria do corpo.

No início da doença, o coração aumenta a sua força de contração para realizar o bombeamento do sangue, podendo até espessar suas paredes, o que se chama hipertrofia ventricular. Porém, com o tempo, acaba não conseguindo mais superar essa barreira, prejudicando a distribuição de sangue pelo corpo.

Os sintomas da estenose aórtica surgem geralmente quando a doença já está avançada, porém, mesmo sem sintomas, há risco de morte súbita ou falência cardíaca. Os sintomas incluem tontura, desmaio, dor no peito, falta de ar, palpitações, fadiga e sopro cardíaco. Durante o exame médico, pode-se identificar sopro sistólico no foco aórtico e aumento da área cardíaca.

Procedimento

O procedimento para tratamento de válvulas por cateter (TAVI) consiste na inserção de uma válvula mecânica no lugar da válvula do paciente. Essa nova válvula é inserida por meio de um tubo, também denominado cateter.

Antes do procedimento, além de toda avaliação pela equipe multiprofissional, deve-se realizar um exame de tomografia computadorizada para avaliação do tamanho do coração e da válvula adequada.

Geralmente, para que o cateter chegue até o coração, ele é inserido na artéria femoral por meio de uma pequena incisão na pele na virilha do paciente. Porém, dependendo do caso do paciente, outras vias de acesso podem ser utilizadas, como por meio da artéria subclávia (perto da clavícula), em um espaço entre as costelas ou pela ponta do coração.

Após inserido na artéria, o cateter contendo a válvula nova é monitorizado por meio de exames de imagem. Quando atinge o coração, a válvula é liberada e inserida em sua posição correta.

Pós-operatório

Após a realização do tratamento de válvulas por cateter (TAVI), o paciente é internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por pelo menos 24 horas. No geral, em 3 dias os pacientes podem retornar para casa.

O acompanhamento da equipe após a alta é essencial para a retomada das atividades normais do paciente. Busca-se avaliar as condições para realização de atividades físicas, orientações quanto a alimentação e a reabilitação cardiovascular. Para isso, exames complementares, como o ecocardiograma, e exame físico, são realizados.

Importante saber

Mesmo que o tratamento de válvulas por cateter (TAVI) seja recente e apresente riscos de acordo com as condições do paciente, ele gera muitos benefícios e aumenta a qualidade de vida.

Entre esses benefícios, estão a diminuição dos sintomas, como falta de ar e dor no peito, redução do risco de morte, melhora da capacidade para exercícios físicos e da função do coração.